Café com Bíblia: A palavra é um Tesouro (Parte 1)

Publicado por Ana Azevedo Bezerra em 30/08/2017 às 11h49

PARA QUE NOS APAIXONEMOS PELA PALAVRA DE DEUS E SEJAMOS TRANSFORMADOS POR ELA DE MANEIRA CONSISTENTE. PRECISAMOS ALICERÇAR NA PALAVRA O NOSSO MODO DE PENSAR, DE AGIR, DE VER O MUNDO E DE SE RELACIONAR COM AS PESSOAS.

Em João 5:39, Jesus fala aos fariseus sobre a autoridade que lhe foi dada, e sobre ele ser Filho de Deus e o cumprimento das escrituras. E a uma certa altura do seu discurso Jesus diz:

Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito”. NVI

Examinais as Escrituras, porque pensais ter nelas a vida eterna. E são as escrituras que testificam de mim”. ACF

Alguns comentários das Escrituras explicam sobre essa passagem:

Matthew Henry's Concise Commentary

Jesus insistiu com eles para que procurassem nas Escrituras com mais diligência e atenção. “Examinais atenciosamente as Escrituras”. Eles, de fato, estudavam as Escrituras, mas buscando a própria glória. O ser humano é capaz de ser muito dedicado no estudo das Escrituras, mas ser um total estranho ao poder que Elas carregam. Talvez Jesus tenha dito: “Examinais as Escrituras”, como para fazer recurso a elas. Vós que dizeis ter recebido e acreditado nas Escrituras, deixem que elas sirvam de juiz. É-nos dito como uma advertência, um mandamento para todos os cristãos para que examinem as Escrituras. Para que não somente as leiam, e ouçam, mas para que também as examinem; o que denota diligência em examiná-las e estudá-las. Precisamos examinar as escrituras porque o Céu é o nosso grande fim, “porque pensais ter nelas a vida eterna”.

Cambridge Bible for Schools and Colleges

O tom é trágico mais uma vez: veja João 1:5. Ele os repreende não por causa do seu estudo das Escrituras, mas porque as estudam com um propósito baixo demais. O estudo dos judeus das Escrituras era muito frequentemente para aprender coisas insignificantes; obscureciam o texto com interpretações frívolas, ‘tirando o efeito do próprio’ por meio de tradições profanas.

[porque nelas pensais] Jesus está falando da opinião dos fariseus. Não que eles estivessem errados em pensar que a vida eterna deveria ser encontrada nas Escrituras, o erro deles estava em pensar que, eles, que rejeitavam o Messias, tinham encontrado vida eterna. Se eles tivessem procurado, teriam encontrado ambos o Messias e a vida eterna.

Barnes' Notes on the Bible

A palavra traduzida por “examinar” aqui significa “buscar com diligência” ou “buscar ansiosamente”. Era palavra utilizada para os mineradores que procuravam por metais preciosos – que buscavam ansiosamente por depósitos minerais com uma intensidade e ansiedade proporcionais a quanto valor davam ao metal. Compare as notas de Jó 28:3. A mesma palavra foi utilizada por Homero para uma leoa que, depois de seus filhotes terem sido roubados, “procura” traçar as pegadas do homem que a furtou. Ele também usa esse verbo para os cachorros que procuram sua presa rastreando-a pelo cheiro do seu pé. Significa, então, uma investigação ansiosa, fiel, diligente. A palavra pode estar nos modos indicativo ou no imperativo.  Na nossa tradução é imperativo, como se Jesus estivesse lhes ordenando examinar as Escrituras.

 

A palavra de Deus é uma dádiva exclusiva para nós, seres humanos. Precisamos explorá-la como um homem procura pedras preciosas debaixo da terra.

Jó 28

"Existem minas de prata e locais onde se refina ouro.
O ferro é extraído da terra, e do minério se funde o cobre.
O homem dá fim à escuridão; e vasculha os recônditos mais remotos em busca de minério, nas mais escuras trevas.
Longe das moradias ele cava um poço, em local esquecido pelos pés dos homens; longe de todos, ele se pendura e balança.
A terra, da qual vem o alimento, é revolvida embaixo como que pelo fogo;
das suas rochas saem safiras, e seu pó contém pepitas de ouro.
Nenhuma ave de rapina conhece aquele caminho oculto, e os olhos de nenhum falcão o viram.
Os animais altivos não põem os pés nele, e nenhum leão ronda por ali.
As mãos dos homens atacam a pederneira e transtornam as raízes das montanhas.
Fazem túneis através da rocha, e os seus olhos enxergam todos os tesouros dali.
Eles vasculham as nascentes dos rios e trazem à luz coisas ocultas.
"Onde, porém, se poderá achar a sabedoria? Onde habita o entendimento?
O homem não percebe o valor da sabedoria; ela não se encontra na terra dos viventes.

O abismo diz: ‘Em mim não está’; o mar diz: ‘Não está comigo’.
Não pode ser comprada, mesmo com o ouro mais puro, nem se pode pesar o seu preço em prata.
Não pode ser comprada nem com o ouro puro de Ofir, nem com o precioso ônix ou com safiras.
O ouro e o cristal não se comparam com ela, e é impossível tê-la em troca de joias de ouro.
O coral e o jaspe nem merecem menção; o preço da sabedoria ultrapassa o dos rubis.
O topázio da Etiópia não se compara com ela; não se compra a sabedoria nem com ouro puro!
"De onde vem, então, a sabedoria? Onde habita o entendimento?
Escondida está dos olhos de toda criatura viva, até das aves dos céus.
A Destruição e a Morte dizem: ‘Aos nossos ouvidos só chegou um leve rumor dela’.
Deus conhece o caminho; só ele sabe onde ela habita,
pois ele enxerga os confins da terra e vê tudo o que há debaixo dos céus.
Quando ele determinou a força do vento e estabeleceu a medida exata para as águas,
quando fez um decreto para a chuva e o caminho para a tempestade trovejante,
ele olhou para a sabedoria e a avaliou; confirmou-a e a pôs à prova.
Disse então ao homem: ‘NO TEMOR DO SENHOR ESTÁ A SABEDORIA, E EVITAR O MAL É TER ENTENDIMENTO’ ".

 

Lemos nesse maravilhoso capítulo de Jó que a sabedoria não se encontra na terra dos viventes, Deus a pôs à prova e a aprovou, por isso habita com Ele. O que precisamos mais para encontrarmos essa sabedoria em sua Palavra? Precisamos buscar os tesouros que Deus tem para nós na sua Palavra, assim como os homens reviram a terra para encontrarem tesouros nela!

 

Tags: bíblia, leitura, tesouro

Enviar comentário

voltar para Blog do Coração Novo

left show fwR tsN b01s bsd|left tsN fwR show b01s bsd|left show fwR tsN b01s bsd|bnull|||news login fwB fwR normalcase tsN|fwR normalcase tsN fsN|b01 c05 bsd|login news fwR normalcase tsN|fwR normalcase tsN|normalcase tsN|content-inner||